fbpx

Você é um workaholic?

Você sabe que essa expressão — workaholic — é usada para pessoas “viciadas em trabalho”? Você se considera uma delas?

Veja então o que a Palavra de Deus diz em Gênesis 2.2,3: “No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e des­cansou de todo o trabalho que havia feito. Então, abençoou o sétimo dia e o abençoou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou”.

Pois bem, você sabe que o trabalho é muito importante, não é? Afinal, é por meio dele que ganhamos dinheiro. E você sabe que o dinheiro é usado para suprir as nossas necessida­des e os nossos desejos.

Mas você acha que é correto ficar pensando só em tra­balhar cada vez mais? A Bíblia não apoia esse tipo de pensa­mento. E por quê? Porque você deve manter equilíbrio entre o trabalho e o descanso.

Veja que o texto bíblico diz que o próprio Deus descansou. E ele nem precisava fazer isso, porque ele não se cansa. A ideia é mais de pausa, de conclusão de sua obra magnífica, que foi a Criação.

Mas é bom você perceber que conosco é diferente, porque o fato é que nós nos cansamos, e por isso necessitamos de um período de descanso para repor nossas energias. Precisamos descansar diariamente para termos condições de continuar com o nosso trabalho. Além do mais, você precisa parar o trabalho a fim de alternar sua atenção para outras atividades do dia a dia. Por exemplo: dar atenção à sua família, seja você filho, filha, pai ou mãe. Ter um período para meditar na Palavra de Deus ou até mesmo para o lazer. Ou seja, a vida não é só trabalho.

Outra questão importante é saber que, você precisa contar com Deus nessa equação do trabalho. Veja o que diz o escritor bíblico no salmo 127, nos versículos 1 e 2: Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para cons­truí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando-se cedo e se deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. Ou seja, você deve trabalhar arduamente, mas não pense que é apenas o seu trabalho que garante o resultado.

Estabeleça seu horário de trabalho diá­rio: início e fim. Por exemplo, das 8 às 18 horas. Depois alterne com outras atividades, tais como dar suporte em casa, estar com a família e com amigos. Por último, durma o suficiente para estar pronto para o dia seguinte.

Recommended Posts