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Parece Óbvio

As regras da redação publicitária advertem: utilizar-se do óbvio pode ser o melhor caminho para uma campanha bem-sucedida

 

Antes de terminar a primeira semana da campanha da degustação, as vendas cresceram substancialmente. No fim do mês, a Golden Cake Company anunciou um acréscimo de quase 30% nas vendas, no que era habitualmente um dos meses mais inexpressivos do ano. Sim, o texto era simples, mas tinha aquele cheiro de bolo que acabou de sair do forno. Falava da cozinha, limpa e arejada, na qual os bolos da Golden Brown eram assados. Na verdade, dizia tudo de maneira tão simples, que é bem provável que tivesse sido rejeitada, caso a primeira campanha não tivesse falhado.” (Trecho extraído do conto “Adams Óbvio”, de Robert R. Updegraff, 1916.)

Esse conto, publicado pela primeira vez em abril de 1916, é um marco na história da propaganda e ainda me utilizo dele para escrever textos. Depois que o li pela primeira vez, alguns conceitos que aprendi na faculdade foram derrubados, quando percebi o que realmente importava na redação publicitária.

Comunicar o necessário para chamar a atenção de seu público-alvo é mais óbvio do que se imagina. Nem sempre aquela ideia extremamente criativa é a melhor saída. Selecionei 10 dicas (que não são receitas) para você estabelecer alguns critérios na hora de compor seu texto:

  1. Escreva do jeito que você fala

Melhor ainda, escreva usando a linguagem de seu público. Pense como seu cliente.

  1. Procure conhecer um pouco sobre marketing

É bom o redator entender alguma coisa dessa história de posicionamento.

  1. A responsabilidade para definir um conceito

Um bom conceito deve traduzir a verdade que está por trás de uma marca. Deve ser objetivo, fácil de compreender e curto.

  1. Subtítulo – o amigão do peito

O subtítulo tem a função de explicar alguma coisa. Complementa e reforça o título.

  1. Tem que servir para alguma coisa

Um texto tem que apresentar uma informação relevante para o consumidor. Pode ter a função de emocionar, explicar, vender ou mesmo divertir.

 Escreva um texto vendedor

É importante encontrar os argumentos certos para convencer o consumidor.

  1. A importância de um revisor

Ortografia, pontuação, sintaxe, morfologia, concordância, estilo e, às vezes, a lógica. Tudo isso é essencial para um bom texto.

 Mexer no seu texto não é mexer no seu ego

Aceite sugestões e opiniões, saber negociar é primordial para chegar a um bom resultado.

  1. 9. Tudo começa no briefing

Um bom briefing faz uma grande diferença para se atingir o objetivo desejado.

  1. Procure o óbvio
    O mundo está cheio de desejos, vontades e necessidades não expressas, esperando pelo homem ou pela mulher que faça o óbvio para resolver grandes problemas da vida diária.

Seja qual for o produto, o negócio ou o veículo a ser utilizado, procure estar atento para escrever um texto que comunique. Lembre-se: o melhor elogio está no resultado da campanha.

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