fbpx

Influenciador de pessoas…

Na maioria das organizações, a pessoa que tem posição adquire um poder incrível. No exército, por exemplo, os líderes utilizam-se de sua posição e, se tudo o mais falhar, podem jogar os subalternos numa cela. Em empresas, os “chefes” têm grande poder sobre os salários, benefícios e bonificações. A maioria das pessoas que segue o líder se mostra muito cooperativa, especialmente, quando o seu sustento está em jogo.

Entretanto, em organizações de voluntários, a única coisa que realmente funciona é a liderança em sua forma mais pura. Os líderes possuem somente a influência para ajudá-los, inspirando-os à cooperação livre e gratuita sem que sejam forçados a fazê-lo. Se o líder não tiver influência sobre eles, significa dizer que não irão segui-lo.

Portanto, se você é um empresário e realmente deseja descobrir se seu pessoal é capaz de liderar, faça com que passem algum tempo como voluntário. Se conseguir fazer com que as pessoas o sigam, então saberá que realmente tem o poder de influenciar, além da capacidade necessária para liderar.

Entre os maiores exemplos de líderes que, mesmo sem nenhum poder, conseguiram influenciar nações inteiras estão: Martin Luther King, que liderou um movimento pela liberdade e igualdade dos negros nos Estados Unidos; Mahatma Gandhi, que através de seus ensinamentos liderou uma revolução pacífica, libertando a Índia do domínio imperialista inglês; Madre Tereza de Calcutá, que levou milhares de pessoas a fazerem o bem seguindo seus passos; o maior de todos os líderes, Jesus Cristo, que abriu mão de qualquer poder, que veio ao mundo em forma de homem e que apesar do tempo  continua sendo o maior influenciador de multidões até hoje.

Que lição se pode extrair desses modelos de liderança? Liderar é influenciar, de forma a inspirar pessoas a fazerem mais, a darem o seu máximo sem se importarem com posição ou fama. Para isso o líder precisa servir às pessoas. Essa é a verdadeira essência da liderança. Por isso, todas as organizações necessitam de pessoas capazes de exercer a liderança em sua forma mais pura, isto é, sem forçar ninguém a cooperar.

Recommended Posts