fbpx

Comunicar com excelência é preciso

No rastro da evolução tecnológica, igrejas investem pesados recursos na aquisição de sistemas cada vez mais sofisticados de som e imagem. O objetivo é atrair e reter a atenção de seu público-alvo, esteja ele presente no auditório ou fisicamente distante, mas acompanhando via internet. Porém, o retorno obtido com tal investimento fica muito abaixo do desejado.

Contudo, não raras vezes o retorno obtido com tal investimento fica muito abaixo do desejado. Pesquisa realizada no início dos anos 2000 indicava que a igreja brasileira investia em média 4 vezes em sua estrutura de som e imagem antes de conseguir resultados favoráveis. Um desperdício de tempo, dinheiro e energia causado pela falta de planejamento estratégico para a área, incluindo um estudo amplo das necessidades realizado por um profissional qualificado para elaborar o projeto, e a capacitação de uma equipe em tamanho e com características técnicas adequadas para obter o melhor resultado dos sistemas adquiridos. E nesses meus 30 anos de ministério na área posso afirmar que tal pesquisa representa a realidade de boa parte das igrejas que atendi no período.

Profissionalizar a gestão da comunicação da igreja não pressupõe obrigatoriamente a contratação de profissionais (o que não é uma má ideia para igrejas que tem condições para tal), contudo não pode ser visto como algo de menor importância, afinal comunicar o Evangelho é a premissa central de nossa missão. Investimento na capacitação de quem opera tais sistemas – sejam profissionais empregados ou membros voluntários, é fator inegociável para a obtenção dos melhores resultados possíveis.

Nesta seção falaremos um pouco sobre aspectos importantes na montagem e operação de sistemas eficientes de som e imagem para sua igreja. A cada 15 dias traremos novas abordagens, e você vai se surpreender com o fato de que nem sempre o sistema mais caro é o mais adequado para a sua necessidade. Muitas vezes a solução mais eficaz é muito mais acessível do que você pensa, técnica e economicamente. Então, te convido a caminhar conosco e a participar ativamente, enviando suas dúvidas, críticas e sugestões de temas. Testaremos novos produtos, analisaremos novas demandas, trocaremos conhecimento e experiência. Vamos juntos trabalhar para que a nossa tarefa de sonorizar, captar e transmitir som e imagem seja uma ferramenta que contribua efetivamente na expansão do Reino de Deus e seus valores eternos.

Recommended Posts