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Como funciona esse negócio de digital, na prática, para as igrejas?

Segundo pesquisa divulgada pelo We Are Social, o brasileiro fica em média, 9h29 on-line todos os dias. Deste tempo, 3h24 é dedicado às redes sociais e 3h26 em plataformas de streaming, como YouTube e Netflix. E eu te pergunto, o que a igreja tem feito para oferecer conteúdo relevante nestas plataformas? Ou em qualquer lugar no meio digital?

Além do meu blog pessoal, tenho um canal no YouTube (que estou aprimorando) e tenho uma conta no Instagram onde compartilho dicas para o desenvolvimento da Comunicação de igrejas e ministérios. Todos os posts, pode ter certeza, mesmo com uma foto minha, vem com algum insight para quem trabalha com comunicação cristã.

  • 99% dos meus seguidores são cristãos;
  • 69% vê mais vídeos do que lê;
  • 61% fez alguma faculdade;
  • 50% ouve podcasts;
  • 82% trabalha com mídias sociais ou marketing digital;
  • Em uma semana meu perfil alcançou 31.765 pessoas;
  • As faixas etárias que mais me seguem em ordem: 1º) 25-24 anos, 2º) 35-44 anos e 3º) 18-24 anos;
  • 57% são mulheres e 43% homens;
  • As cidades que mais me seguem: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia;
  • Os países que mais me seguem: Brasil, Estados Unidos, Emirados Árabes, Paquistão (oi?) e Japão.

Referencia: Relatórios Facebook e Instagram Analytics

Você deve estar se perguntando como consegui tantos dados e porque eles são importantes. A primeira resposta é que consegui parte deles no Analytics da minha própria conta no Instagram e outra parte por meio de enquetes que chamo de DataElis, que venho realizando para conhecer mais de perto meus seguidores, seus gostos e o que buscam ao me seguir. Parece óbvio dizer que buscam dicas de comunicação. Mas, na verdade, há uma infinidade de interesses. O principal deles é: como propagar o Evangelho de Jesus na Internet? E algumas outras: quais ferramentas usar? Quantas vezes publicar por dia? Quais aplicativos para editar fotos ou videos? Onde buscar inspiração para conteúdos cristãos? Como trabalhar como “eu”quipe?

Amados irmãos e irmãs, conhecer seu atual público e o público-alvo (aquele com quem pretende falar) é essencial para que sua estratégia de comunicação seja eficiente. Assim, você terá uma Social Voice mais eficaz, ou seja, terá mais claro, antes de produzir conteúdos, qual o seu propósito, o tipo de linguagem que vai usar e o tom da sua voz nos canais digitais.

Acredito que um dos principais erros das igrejas e das pessoas, de um modo geral, quando começam um trabalho efetivo na Internet é entender como funciona cada rede social, pois, cada uma possui características e públicos muito diferentes. Para você ter ideia, na mesma pesquisa que o We Are Social divulgou, diz que no Brasil a rede social mais usada é o YouTube (você já está lá, transmite ou grava seus cultos e publica depois?), e que cerca de 130 milhões de brasileiros estão no Facebook, enquanto, 69 milhões utilizam o Instagram. O que isso quer dizer? Nos mostra que há um leve engano quando dizemos que as pessoas não estão mais no Facebook. De fato, nos grandes centros, pode até ser que usemos mais o Instagram, mas, no interiorzão do nosso Brasil, as pessoas usam mais telefones pré-pago do que pós-pago, uma minoria possui wi-fi em casa, ou seja, redes sociais com foto e video ainda são mais difíceis de serem visualizadas em determinadas cidades.

Já percebeu que alguns familiares “só usam” Facebook e não usam muito o Instagram? Isso explica um pouco. Por isso,  a importância de entender melhor como funciona o mundo digital para uma estratégia de comunicação mais eficiente. Dependendo de onde fica sua cidade, pode ser que seu post não tenha resultados, porque está na rede errada. Em nossa próxima coluna, vamos falar sobre Planejamento de Comunicação para Igrejas e acredito que irá te ajudar, ainda mais, nos seus projetos. Qualquer dúvida, escreva para contato@elisamancio.com.br.

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